Design de blogs

Tenho passado os últimos dias corrigindo o novo design do blog, e achei interessante dividir com vocês as razões pelas quais fiz algumas alterações.
Quando criei este blog ainda não tinha muita certeza do que escreveria aqui, então acabei optando pelo design mais rápido e bonitinho.
Depois que defini meu objetivo, ou seja, falar sobre minhas pesquisas de criação, estudos diários, e divulgar meus trabalhos, resolvi mudar a "cara"do blog. Ela estava com um ar muito antiquado e sugerindo algo muito artesanal.

Primeiro design do blog


Fui em busca de referências mais modernas e com um visual mais clean. Tinha em mente a criação de um navegador para os links do catálogo e contato, então procurei por blogs que também o tivessem.
Já conhecido e gostava de um, que por sinal, se tornou minha referência mais corrente, o Digivic, de uma designer de scraps que adoro.


Exemplo de design clean e moderno

O design de um blog que vá apresentar muitas imagens deve ser, preferencialmente, clean, para que as informações não se confundam e o visual fique muito poluído.
Acabei cometendo esta "gafe" de início, e por isso, novamente refiz o design.

Primeiro redesign


Outro detalhe importante são os elementos gráficos, que também não devem ser muito coloridos e grandes, pois o que deve chamar atenção é o conteúdo, essencialmente.
Estou lendo um livro que fala sobre o design ideal de objetos, mas que se aplica a todo tipo de design, inclusive o da web, "O design do dia-a-dia", do Donald A. Normam. Para quem curte design é um livro muito recomendado. Ele fala sobre algo que sempre acreditei, o design, ou seja, a estética, aliada à funcionalidade. Não adianta você ter um objeto super bonito, mas que você não consiga usar, não é mesmo?
Este tipo de preocupação deve ser recorrente à um webdesigner. Ao projetar um site ou blog a preocupação com a usabilidade e acessibilidade dos mesmos deve estar em primeiro lugar, antes de se pensar no design propriamente dito. Existem outros livros muito interessantes que tratam deste assunto, mas um outro bem famoso e rapidinho de ler, específico para webdesigners, é o "Não me faça pensar", de Steve Krug. Para quem se interessa pelo assunto ou pensa em entrar na área recomendo a leitura.
E aí? Quais os blogs que vocês gostam do design?
Quem quiser deixa aqui os links para que possamos ver.
Então é isso. Até mais.

1 Deixe aqui seu comentário:

Silvia Cristina disse...

adorei a dica, eu tbm adoro muito mexer com códigos, com templates e layouts...
Não sou uma expert, ainda estou engatinhando, mas as vezes acho q abuso das cores rsrsr... Tento deixar limpinho,mas não consigo!

Beijos e adorei aqui, cheguei através da Rosi...